UMA DIDÁTICA DA INVENÇÃO (M. BARROS)

AS COISAS QUE NAO EXISTEM SAO MAIS BONITAS

(FELISDÔNIO)

domingo, 12 de outubro de 2008

Kanzashi - parte 1

Tutorial do Super Ziper, um blog maravilhoso de craft.
Resolvi colocar esse tutorial aqui pra que o pessoal q entra aqui possa tb aproveitar pra fazer algumas coisas bem legais como essa.
Aí vai:

Kanzashi 20


Trata-se de enfeites para o cabelo que acompanham as roupas tradicionais japonesas. Eu sempre achei que se tratava somente de flores de tecido mas pesquisando um pouco descobri que qualquer enfeite de cabelo tradicional pode ser chamado pelo nome genérico de kanzashi. Os enfeites de flores são chamados de hana kanzashi ( hana= flor) e mudam de cor e formato conforme as estações do ano. Hoje em dia os kazashis já conquistaram o mundo e não são mais exclusivos para quem usa quimono. Vira e mexe as flores de tecido dobradas aparecem na versão broche, como delicados enfeites de cabelo na versão tiara ou como presilha. Lindos, né ?




Kanzashi 1
1. Escolhendo o tecido: Recomendo um tecido misto de algodão, de textura leve e fina. Já tentei usar com o algodão de patchwork - ficou um tanto grosso, mas fique a vontade para tentar e tirar suas próprias conclusões. A seda é o tecido do kansashi tradicional, mas para começar acho melhor escolher algo mais low profile.

Cada quadrado equivale a uma pétala da flor. Você pode fazer flores com 5 a 12 pétalas. Eu vou mostrar aqui a flor que fiz com 5, para simplificar.

Para fazer uma flor de aproximadamente 5,5 cm, um tamanho ideal para um broche, corte quadrados de 6X6 cm.

Kanzashi 2

2. É necessário engomar o tecido. Assim ele vai dobrar mais facilmente e desfiar menos nas bordas. Faça uma mistura de 1 copo de água para 1 colher de sopa rasa de maisena. Agite bem e pulverize os quadrados unformemente com o líquido. Imagino que goma industrializada de passar roupas funcione igual ou até melhor. Deixe o tecido secar um pouco, não totalmente.

Kanzashi 3

3. Quando o tecido estiver quase seco, passe cada quadradinho com ferro bem quente, na temperatura algodão. Você vai sentir na hora quadrado endurecer - o meu até mudou de cor por um segundo! Vai ficar com uma textura mais rígida, semelhante ao papel, é assim mesmo. Reserve.

Um toque : Depois fiquei pensando que seria mais prático ter engomado o corte de tecido inteiro primeiro, passá-lo a ferro e só depois cortá-lo em quadrados, não ? Principalmente se você estiver preparando tecido para fazer mais de uma flor. Bom, fique esperta e não repita o meu 'erro' :P



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito, mas e o resto? como se costura e como é prendido?

Dani disse...

Olá!
Se vc quiser fazer a fivela, vc pode colar com cola de tecido as partes em tecido e cola quente ou cola universal o resto. Se vc quiser costurar em algum lugar, nao tem segredo: basta fazer uma costurinha básica dando alguns pontinhos entre a flor e onde vc quer pregá-la. Qq dúvida, entre em contato.