UMA DIDÁTICA DA INVENÇÃO (M. BARROS)

AS COISAS QUE NAO EXISTEM SAO MAIS BONITAS

(FELISDÔNIO)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Artesanato em sala de aula

Sou professora de língua portuguesa e meus alunos do fundamental têm uma lista de livros para ler durante o ano letivo. Com uma trilogia, a da Pippi Meialonga, resolvemos fazer uma atividade diferente, voltada para o artesanato.
Como eles têm três aventuras da Píppi para ler durante o ano, fora os outros livros, resolvemos construir, a partir da leitura do segundo livro, uma boneca da Píppi ou de qualquer outro personagem que eles quisessem escolher.
Claro que a Píppi foi a vencedora. Quase todas as meninas a fizeram. Os meninos escolheram o Sr. Nilson, o macaco da Píppi, outro aluno escolheu fazer o pai da Píppi e algumas meninas preferiram fazer a Aninha, uma amiguinha da personagem principal.
Aqui estão postadas algumas fotos do processo de trabalho com os alunos, que foi maravilhoso!!! Eles se divertiram e tiveram a oportunidade de aprender uma coisa que hoje em dia quae nao se usa mais: produzir seus próprios brinquedos. Todos, sem exceção, adoraram o trabalho, e muitos ficaram encantados com a máquina de costura!
Enquanto eu costurava as roupas e o corpo, eles ficavam me contando as histórias e experiencias que tiveram com uma máquina de costura: na verdade, a experiencia com a máquina nao tinha sido deles e sim das avós, que ainda têm o hábito de costurar.
Um aluno até quis aprender a costurar na minha máquina, mas, infelizmente, nao tive tempo de ensiná-lo.
Como eles adoraram a atividade, quem sabe poderemos trabalhar mais vezes com esse tipo de atividade lúdica!!!! Aí terei tempo para ensiná-los a mexer na máquina de costurar!

Nenhum comentário: