


Machado de Assis é sempre inspirador!
Num encontro que tive com meu ex-orientador de mestrado (em comemoração ao seu aniversário), conversamos sobre uma palestra que ele havia dado naquela semana (e eu havia perdido, pois nao sabia da programação). Dentre muitas coisas boas descobertas, ele me falou de uma crônica de Machado, intitulada "O autor de si mesmo". Sem demora, ao chegar em casa, já separeo meu volume de crõnicas da obra completa de Machado e deixei no jeito pra poder lê-lo no dia seguinte.
Foi o que fiz! Impressionante como ele coloca as palavras e as idéias no texto! Meu mestrado foi uma análise de um conto e um romance dele, mas ainda nao li tudo o que ele escreveu! Ainda bem... porque assim, devagar, a gente vai percebendo bem melhor o tom sarcástico, de ironia que ele deixa bem aparente em alguns casos... como é o caso dessa crônica!
Nela, logo no primeiro parágrafo ele cita Schopenhauer, e sua teoria da Metafísica do Amor, que bem resumidamente significa que são os filhos que unem os pais antes de nascerem porque eles querem nascer de qualquer jeito. Loucura, nao?
Pois é, fiquei super interessada no filósofo, que já tinha ouvido falar, mas nao conhecia nem um pouco.
Fiz uma busca na internet e acabei encontrando coisas super interessantes sobre ele, inclusive uma idéia que o meu orientador já tinha me dito há muito tempo e que tomei pra mim como verdade! A idéia era "quanto mais a gente estuda, mais triste a gente é".
E nao e que a idéia partiu de Schopenhauer! Fiquei super feliz por ter encontrado o autor primeiro da idéia... ele diz o seguinte: quanto mais conhecimento a gente tem, mais infeliz a gente é.
Isso porque qto mais a gente conhece, mais toma consciencia das coisas certas e erradas, boas e ruins e sabe também que nao se pode fazer muita coisa pra mudá-las. Daí a infelicidade. Coisa que só humanos podem ter; consciencia e infelicidade!!!!!!!!
Bom, disso tudo, me veio a primeira idéia "original", ou seja, sem copiar moldes de revistas!
Criei um personagem muito do esquisito, chamado Schopenhauer e tentei fazê-lo do modo como eu entendo esse filósofo e essas duas idéias dele que expus mto brevemente aqui.
Espero que o pessoal entenda o meu Schopenhauer e goste dele!!