UMA DIDÁTICA DA INVENÇÃO (M. BARROS)

AS COISAS QUE NAO EXISTEM SAO MAIS BONITAS

(FELISDÔNIO)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Oficina de Bonecas











Em agosto, fui convidada pela Camila, da Criar Arteterapia, de Rio Preto, para falar de um projeto de leitura que desenvolvi com meus alunos do 6o. ano. Em resumo, o projeto é o seguinte: os alunos fazem a leitura do livro "Pipi Meialonga", debatem sobre a história e o comportamento de personagem na sala de aula, e, por último, constroem a sua Píppi em boneca de pano.
O desenvolvimento desse trabalho é muito prazeroso, tanto para mim quanto para meus alunos. É muito interessante perceber que até os meninos adoram fazer o boneco (nem sempre eles escolhem a Píppi, podem fazer também outros personagens).
Esse projeto foi explicitado neste dia no curso de extensão de Arteterapia. Mostrei para elas todos os passos do meu projeto e também falei sobre a literatura, a literatura infantil e o significado da boneca (leia sobre isso aqui).
Para que o trabalho tivesse sentido para as alunas do curso de extensão, levei um texto do livro "Mulheres que correm com o lobos', de Clarissa Pinkola Estés, que conta a história de Vasalisa, uma menina que ganha da mãe, no leito de morte, uma boneca que a ajudará em todas as dificuldades da vida. A partir dessa história elas puderam criar cada uma a sua própria boneca.
Elas se empolgaram tanto que cada boneca saiu com a carinha de sua dona, e foi lindo vê-las desenvolvendo um trabalho tão minucioso. Houve histórias de todos os tipos: uma mãe que fez sua boneca para a filha em apenas duas horas, tamanha era a angústia que sentia porque a filha iria viajar pela primeira vez sozinha e levaria a boneca; outra que não entendia absolutamente nada de costura, foi perseverante e fez uma boneca linda; outra fez sua boneca com duas faces, sem que ela tivesse costas; outra que fez também uma boneca para a filha; outra levou o filho
(que adorou a experiência de ajudar a mãe a construir a sua boneca), e assim por diante.
Logo após o término da costura, a professora e arteterapeuta Camila Volpe discutiu com as alunas o lado psiquico do conto e o que a boneca pode representar na vida de uma pessoa, principalmente uma mulher. Infelizmente, nao pude comparecer à discussão, mas já soube que foi tão bem aproveitada, que surgiu a ideia de criarem uma peça de teatro com a história da Vasalisa e as bonecas, à qual, obviamente, fui convidada a participar!!!!!!



2 comentários:

aline naomi disse...

Dani! =)
Adorei as fotos e saber o que anda fazendo por aí. Te admiro um monte!!

Beijos e saudades!

Dani disse...

Naomix, Obrigada!!!
Saudades suas tb.